Água Cervejeira
Saiba como a sua importância na fabricação de cervejas!
Tempo de leitura: 2 minutos
Conteúdo do texto:
Introdução
Potabilidade
pH
Concentração de sais
Como a QuímEJ pode ajudar
Atualmente, a cerveja é considerada a terceira bebida alcoólica mais popular do mundo. Seus ingredientes incluem malte, lúpulo, levedura e o principal de todos, a água. Por analogia, a importância da água se consolida pelo fato de ela constituir mais de 90% da cerveja e poder ser responsável, principalmente, pelo gosto, cor, espuma, sensibilidade sensorial, entre outros fatores.
Com base nisso, torna-se considerável analisar os principais parâmetros da água cervejeira, para assim, garantir melhor qualidade em sua fabricação. Contudo, é evidente ressaltar que a água cervejeira e seus componentes variam de acordo com a região em que é encontrada, distinguindo-se uma das outras.
Para a fabricação de cerveja com qualidade devem ser considerados os seguintes critérios:
Potabilidade
Primeiro, temos que ter em mente o que é a potabilidade. A água potável é aquela que foi submetida a um processo de tratamento básico, tornando-se viável para o consumo humano, pois não possui nenhum risco de doenças ou quaisquer contaminações.
A potabilidade é um indicador do estado da água e serve para evitar problemas de saúde e perdas para o produtor. Desse modo, tal processo é necessário, pois não adianta, somente, a água não apresentar sabor, cor ou cheiro, uma vez que vírus e bactérias não são vistos a olho nu. Por fim, esses parâmetros são determinados por meio de análises e pelo Ministério da Saúde.
Potencial Hidrogeniônico (pH):
O pH da água cervejeira é dependente da composição química e dos sais contidos nesta. Sua importância destaca-se para que os processos como a mostura e fervura durante a fabricação da cerveja funcionem corretamente. Portanto, para ter melhor resultado o pH da água deve estar entre 6 e 7, na mostura deve ficar entre 5,2 e 5,6 e ao longo da fervura, entre 5,10 e 5,30.
Os principais impactos causados pelo pH são na cor da cerveja e do mosto, nas ações enzimáticas, coagulação proteica durante a fervura e na proteção microbiológica da cerveja.
Concentração de sais:
Os sais compostos por duas partes um cátion, o íon positivo, e um ânion, íon negativo fazem parte da composição da água e reagem entre si e com os demais ingredientes utilizados na fabricação da cerveja. São eles que constituem características distintas nesta, a qual pode ser afetada diretamente no resultado final como exemplo o sabor, a cor, o estimulante dependendo da concentração de cada um deles.
Dentre os principais íons estão o cálcio, magnésio, cloreto, sódio, sulfato e zinco.
Assim, vemos que todo o desempenho de uma boa cerveja, depende da água contida nelas e suas propriedades. Você sabia que a QuímEJ pode te ajudar em todos esses fatores? Fazemos os mais variados tipos de analises de água e podemos auxiliar na obtenção de todos os parâmetros necessários para a produção de sua cerveja.
Quer conhecer mais sobre a Empresa Júnior, como funciona e o que fazemos? Leia os outros artigos do blog, neles estão incluídas todas as nossas áreas de atuação, principalmente em análises químicas diversas, como de água (para saber a sua potabilidade também) e minerais.
Tem interesse em abrir um negócio de cervejas ou dar um up no seu? Entre em contato com a nossa EJ e marque uma consultoria, que assim, poderemos auxiliar na sua produção de todas as formas possíveis dentro dos nossos recursos.
Fontes: Hominilupulo; Cerveja e malte; Ocaneco; BRK Ambiental;